CONCERTO DE FAMÍLIA – ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS

07 MARÇO 2015 | SÁBADO | 21H30
Música | CTAlba – Sala Principal
CONCERTO DE FAMÍLIA
ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS
Gratuito (sujeito a levantamento de ingresso e à lotação da sala) l 75 min. l M/3

Todos anos, a Orquestra Filarmonia das Beiras leva a música a milhares de crianças, com o projeto Música na Escola.
Música na Escola é um projeto de ação educativa, que tem como objetivos a divulgação musical, a sensibilização e a formação do público infantil para a música erudita, dando ênfase à participação das crianças no processo de realização musical através de interações com a orquestra. Além disso pretende-se proporcionar uma experiência de contacto com a música orquestral e o alargamento dos conhecimentos sobre música e sobre a orquestra.
Na presente edição do programa Música na Escola a Orquestra das Beiras decidiu abordar a obra “As Quatro Estações” de António Vivaldi. Esta obra emblemática do repertório orquestral, da História da Música e da popularidade da chamada “música erudita”, apresenta uma enorme potencialidade pedagógica que será explorada por variados enquadramentos numa perspetiva de transversalidade disciplinar entre expressão artística e áreas curriculares científicas e humanísticas.
Além de ouvir música, a possibilidade de a experimentar de várias formas, é uma oportunidade para alargar o conhecimento empírico e para estimular a criatividade e a imaginação das crianças. O programa pedagógico é organizado em função de um enquadramento teórico e metodológico de largo alcance que não pretende esgotar-se no concerto ou sessão pedagógica. De acordo com algumas tendências do atual pensamento didático o programa pedagógico compreende diversas ações, nomeadamente antes e depois do concerto / sessão pedagógica. Previamente ao concerto são fornecidas informações aos professores sobre a obra, o seu autor e ainda sobre alguns aspetos musicais. O concerto pedagógico é realizado em interatividade entre a orquestra, as crianças e um animador/guia. A audição ativa, através da participação das crianças, é uma das metodologias privilegiadas em complemento com a experiência única e riquíssima de ver, ouvir e sentir uma orquestra ao vivo, bem como a oportunidade de interagir com ela. Finalmente, as crianças são convidadas a assistir a um concerto durante o fim-de-semana, na companhia das suas famílias, tendo aí o privilégio de serem elas próprias os guias dos seus pais e familiares numa oportunidade de partilhar novos conhecimentos, cultivar e desfrutar do prazer de ouvir música.

 Intervenientes:
Orquestra das Beiras
Kinga Switaj, violino
Mafalda Pires, violino
Flávio Azevedo, violino
Daniel Matys, violino
Jorge Castro Ribeiro, apresentação
Alba Bomfim, direção

fotografia Carlos Lopes