Os Espaços

Com projeto da autoria do Arq. Rui Rosmaninho, o renovado Cineteatro Alba é um edifício de 4 pisos que, pelas suas características e valências, é dotado de flexibilidade e polivalência para apresentar uma programação regular e transversal aos diversos públicos. O Cineteatro Alba é um espaço de fruição cultural, que reúne todas as condições para o acolhimento de projetos artísticos e eventos culturais onde o público pode usufruir dos diversos ambientes, assumindo-se como o ponto de encontro da Cidade de Albergaria-a-Velha.

 

Átrio

O Átrio é o espaço nobre de acolhimento dos públicos do Cineteatro Alba, onde está instalada, também, a Bilheteira. Por aqui chegamos à Sala Principal, vamos à Sala de Exposições ou acedemos à Cafetaria e Espaço Café-Concerto. Sendo um espaço de encontro e circulação obrigatória, no Átrio poderemos apreciar um painel em grés do artista plástico Paulo Júlio, alusivo à memória da marca Alba.

 

Sala Principal

A Sala Principal, com elevado nível de conforto e condições técnicas, tem uma lotação de 503 lugares; 497 cadeiras, distribuídas por duas plateias e Balcão, e 6 lugares de mobilidade reduzida.

No projeto de intervenção, houve a preocupação de enquadrar alguns elementos da memória do espaço, nomeadamente os candeeiros, interiores e exteriores, os tetos, algumas ferragens únicas e as cadeiras do balcão, únicas, também, fazendo, naturalmente, as devidas correções dos materiais, de forma a garantir as adequadas condições acústicas e de conforto. Para a plateia foi criada uma cadeira nova, inspirada na linha e no desenho das antigas cadeiras, mas com contornos de modernidade e conforto; estas novas cadeiras, concebidas especificamente para este Cineteatro, resultam de um trabalho de conceção, desenvolvimento e construção da Julcar que, entretanto as integrou no seu portfólio comercial com a denominação “Cadeira Alba”.

A sala principal reúne, assim, condições para apresentação de uma programação cultural diversificada e transversal, podendo-se realizar sessões de cinema, espetáculos de música, teatro, dança, novo circo, projetos multidisciplinares, bem como conferências, congressos, galas, cerimónias solenes, entre outros eventos.

 

Sala de Exposições

Com 63m2, é um espaço que reúne as condições técnicas adequadas para a apresentação de exposições de cariz diverso. “Alba – Memórias do Cine-Teatro” é a exposição inaugural.

 

Camarins

O Cineteatro Alba dispõe de nove camarins, distribuídos por três pisos (Rés/chão, 1.º e 2.º andares), de diferentes dimensões e capacidades, com condições para acolhimento de diversos eventos.

Cineteatro Alba - CamarinsCineteatro Alba - CamarinsCineteatro Alba - CamarinsCineteatro Alba - Camarins

 

Cafetaria

É um espaço de apoio do Cineteatro Alba, que funciona de acordo com o seu período de abertura e programação. Tem por objetivo fomentar o encontro, convívio, lazer e partilha de experiências dos públicos.

 

Espaço Café-Concerto

Funcionando em articulação com a cafetaria é um elemento de referência e espaço diferenciador do Cineteatro Alba relativamente à rede de equipamentos similares da Região. Com uma programação regular própria, o Espaço Café-Concerto é palco de apresentação artística de diversos projetos culturais, amadores e profissionais, bem como de outros momentos de encontro, partilha e divulgação das artes e dos saberes.

 

Sala Estúdio

Localizada no 2.º Piso, a Sala Estúdio é um espaço de trabalho e preparação artística de projetos que possam passar pela Sala Principal ou outro espaço de programação municipal. Pelas suas condições técnicas, equipada com som e luz, e um piso cuidadosamente preparado para a prática da dança, bem como espelhos e cortinas, a Sala Estúdio está preparada para apresentação de espetáculos de pequeno formato.

Permite, ainda, a realização de diversos workshops e ateliers, nas várias disciplinas da arte, no âmbito do Serviço de Aprendizagem Criativa.

 

Gabinetes de Trabalho

O Cineteatro Alba dispõe de três gabinetes de trabalho, localizados no 2.º piso, para acolhimento e apoio dos colaboradores da Câmara Municipal, designadamente da Equipa Multidisciplinar de Gestão e Programação Cultural, Gabinete de Comunicação e Serviço de Aprendizagem Criativa.